Auditoria de Sistemas
O que é um Sistema de Qualidade?
Um Sistema da Qualidade, por definição, inclui todas as atividades necessárias para assegurar a confiança na qualidade do processo utilizado para produzir um produto ou serviço e deve ser estruturado com o objetivo principal de atender aos requisitos do cliente com menor custo possível.
O que é Auditoria?
Auditoria é um processo organizado de coleta de informações necessárias para verificar a Qualidade. É desenvolvida de forma sistemática, inclusive com observações e revisão de registros no local, a fim de avaliar se a eficácia das ações planejadas é adequada e determinar a extensão do atendimento a os critérios nos quais a auditoria se baseia. É uma atividade planejada e organizada, e, por ser formal, baseia-se em regras e diretrizes previamente estabelecidas.
De forma prática, auditoria pode ser definida como o procedimento sistemático que permite uma validação, verificação ou reavaliação de um Sistema da Qualidade.
A auditoria do sistema da qualidade prevê, também, a evidência referente à necessidade de reduzir, eliminar e, principalmente, prevenir as não-conformidades.
Considerações:
- É uma ferramenta essencial para a boa gestão;
- É uma atividade formal e documentada;
- Deve ser executada por pessoal que não tenha responsabilidade direta na área auditada;
- Fundamenta-se em fatos/evidências objetivas;
- Não interrompe as atividades;
- Avalia a necessidade de melhorias ou de ação corretiva.
O que é Auditoria Interna?
É a auditoria realizada por iniciativa e responsabilidade da própria empresa. Caracteriza o real interesse de quem desenvolveu e implementou o Sistema da Qualidade em saber se os resultados estão sendo, realmente, atingidos. Demonstra sensibilização e comprometimento com o Sistema da Qualidade.
O que é Auditoria Externa?
É a auditoria efetuada por iniciativa da autoridade sanitária competente, de outras entidades controladoras, de compradores etc., e não pela própria empresa. Na questão de inocuidade dos alimentos, onde está em jogo à saúde do consumidor, é fundamental a interveniência da autoridade sanitária competente na efetivação de auditorias externas, a fim de verificar se os produtos elaborados atendem aos requisitos estabelecidos.
As auditorias têm, em geral, um ou mais dos seguintes objetivos:
- Verificar se o manual escrito foi elaborado com base normativa;
- Determinar a conformidade ou não-conformidade dos elementos do Sistema da Qualidade com os requisitos especificados;
- Verificar e avaliar a eficácia do sistema;
- Propiciar à empresa auditada uma oportunidade para avaliação interna e melhoria contínua do sistema;
- Atender aos requisitos da legislação vigente;
- Avaliar um fornecedor quando se pretende estabelecer um contrato;
- Verificar se os procedimentos descritos atendem às normas vigentes;
- Verificar se os procedimentos escritos estão sendo aplicados na prática;
- Verificar se a aplicação prática do que foi escrito está atingindo as metas almejadas, ou seja, assegurando a qualidade.
A Dzetta trabalha para que a sua empresa implemente um Sistema de Qualidade e alcance, além desses objetivos, alguns resultados importantes, tais como:
- Melhorar o processo de aperfeiçoamento e disseminação de tecnologias;
- Identificar necessidades de treinamento de pessoal;
- Possibilitar a determinação da eficácia da atividade de Vigilância Sanitária e das ações de Garantia da Qualidade;
- Possibilitar a verificação da qualidade de produtos e serviços;
- Estabelecer um canal de comunicação entre os vários níveis hierárquicos da empresa;
- Melhorar a lucratividade;
- Facilitar as decisões de caráter gerencial;
- Melhorar a motivação para o aprimoramento da empresa;
- Proporcionar retorno (feedback) isento e imparcial.
Curso
Público alvo: Estudantes, profissionais e responsáveis técnicos envolvidos ou interessados em processos de implantação e adequação de Sistemas de Qualidade e Segurança de Alimentos em serviços de alimentação.
Objetivo: Capacitar os participantes em ferramenta de auditoria, habilitar a realizarem auditoria interna na própria organização e em fornecedores e conhecer a metodologia passo a passo de auditoria.
Programa:
1 – Origens, Histórico e Evolução da Qualidade
2 – Abordagem sobre sistemas de Qualidade reconhecidos
3 – Auditoria
3.1 – Definições
3.2 – Objetivos
3.3 – Princípios da auditoria
3.4 – Classificação das auditorias
3.5 – Etapas da auditoria
4 – O auditor e a condução da auditoria
4.1 – Atributos do auditor
5 – Metodologia da auditoria: passo a passo
5.1 – Reunião de abertura
5.2 – Condução da auditoria
5.3 – Reunião de encerramento
5.4 – Relatório da Auditoria
5.4.1 – Análise dos resultados
5.4.2 – Preparação e conteúdo do relatório de auditoria do Sistema de Qualidade
5.4.3 – Distribuição de relatório
5.4.4 – Retenção de registros
5.4.5 – Acompanhamento da ação corretiva
6 – Ciclo de vida de uma não-conformidade
Carga horária: 16 horas
