Ações Especiais do PAS-Consumidor 2011

9 de fevereiro de 2012

PAS-Consumidor 2011: “Contaminação, não!”

Dzetta participa destas ações desde 2007, as quais visam orientar o consumidor em geral a comprar, transportar, armazenar, preparar, reaproveitar e consumir alimentos livres de contaminações e de forma segura.

No segundo semestre de 2011, a Dzetta atendeu os estados SC, AP, TO, MS, ES e RR, com a coordenadora nacional do PAS, Gabrielle Robbs e as consultoras, Maria Cristina Neves e Tatiana Martins.

Foram quatro dias de ação em cada estado, ao longo da semana intitulada “Semana do Alimento Seguro”, com o tema “Contaminação, não!”, onde os consumidores puderam aprender alguns cuidados básicos com os alimentos, através dos materiais e brindes distribuídos durante a ação, dinâmicas de microbiologia, simulação de uma cozinha convencional, palestra de sensibilização etc.

A palestra de abertura tem como objetivo apresentar o PAS-Consumidor para consumidores, instituições e empresas envolvidas com alimentos, além da captação de novas parcerias para o projeto. É proferida por um representante do Comitê Gestor Nacional (CGN) e pela coordenadora nacional do PAS, Gabrielle Robbs.

A palestra de sensibilização nos estados é proferida por um palestrante convidado e, em 2011 o palestrante escolhido foi o Dr. Eneo Alves da Silva Jr. Biomédico, Microbiologista, Mestre e PhD em Controle Higiênico Sanitário de Alimentos. Autor do Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Serviços de Alimentação. Consultor do Programa Alimentos Seguros (PAS), do Programa Mesa Brasil, do Programa Uso Racional da Água (Sabesp), Coordenador Técnico-Operacional da ABERC, Diretor da CDL (Central de Diagnósticos Laboratoriais) e da PróAlimento (Cursos e Capacitações em Higiene Alimentar), com o tema: “Alimentação Segura um Caminho para a Preservação da Saúde e do Bem-Estar”.

Além disso, durante as ações a Dzetta realizou a capacitação dos consultores que irão dar continuidade às ações do consumidor no estado. Um exemplo de ação de continuidade, foi a ação realizada em dezembro, sob coordenação da nutricionista Luciana Dalarmelina, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES).

Geralmente as ações do consumidor são realizadas em locais de grande circulação de consumidores, como por exemplo: shoppings, supermercados, feiras e serviços de alimentação. Nesses locais, além das informações sobre o cuidado com os alimentos e distribuição de brindes, o público recebe o “Guia para uma Alimentação Segura”, o qual orienta o consumidor a evitar os perigos nos alimentos, representados pelos bonecos Parafuso (perigo físico), Bactéria (perigo biológico) e Garrafa (perigo químico).

A previsão é de que mais três estados recebam a Ação do PAS-Consumidor em 2012.

Para saber mais sobre as ações da Dzetta junto ao Programa Alimentos Seguros, clique aqui.

Veja algumas fotos das Ações do PAS-Consumidor 2011 :

Compartilhe:
  • Facebook
  • Orkut
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Digg
  • LinkedIn
  • Twitter
  • email