Aprovado o Projeto PAS-Uva para Processamento

18 de julho de 2011

Dzetta participa do PAS – Uva para Processamento

O PAS – Cadeia Produtiva busca capacitar toda a cadeia produtiva de alimentos, do campo à mesa, para a produção de alimentos seguros. Até a presente data já foram contempladas as cadeias do leite, do mel, da carne e recentemente, a do açaí. Agora, o Programa Alimentos Seguros (PAS) chega à cadeia produtiva da uva e do vinho.

A Dzetta, responsável pela Assessoria Técnica Nacional do PAS, e outros parceiros estão trabalhando no desenvolvimento de materiais e metodologias para este projeto, denominado PAS – Uva para Processamento.

O PAS – Uva para Processamento é o resultado da parceria da Embrapa Uva e Vinho e IBRAVIN com o SEBRAE e SENAI e tem como objetivo melhorar a qualidade e a segurança da cadeia produtiva da uva/vinho no país, principalmente no controle da contaminação pela ocratoxina A.

Certas substâncias encontradas nos vinhos, como a ocratoxina A, são conhecidas por atuarem sobre a saúde do consumidor. A ocratoxina A é uma micotoxina com propriedades nefrotóxicas, teratogênicas e imunossupressoras, detectada em diferentes grupos de alimentos e bebidas, incluindo vinho e suco de uva. O Brasil ainda não possui estudos sobre o nível de ocratoxina presente nos vinhos nem legislação estabelecendo limites para esta toxina. Este projeto é por esta razão, de alta importância para preencher a necessidade de proteger a saúde dos consumidores dos riscos da exposição à toxina e outros perigos.

O projeto tem como foco, a implantação de Boas Práticas no campo e na indústria vinícola, para adequação dos produtos aos critérios exigidos pela legislação e pelo mercado, com ênfase especial à viticultura de uvas para processamento e tecnologia de elaboração de vinhos, sucos e espumantes.

Assim, o PAS – Uva para Processamento contempla toda cadeia produtiva desde a produção nos vinhedos até a industrialização de sucos e vinhos.

Inicialmente, além do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o piloto do programa também será implantado em Petrolina (PE), importante região produtora do país.

Fonte: Dzetta

Para saber mais sobre as ações da Dzetta junto ao Programa Alimentos Seguros, clique aqui.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Orkut
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Digg
  • LinkedIn
  • Twitter
  • email